SOBRE     SONIC ENERGETICS      BODIES AND SUBWOOFERS (B.A.S)    AGENDA    IMPRENSA    OUTROS 




SONIC ENERGETICS


CONCEITO

ARTIST STATEMENT




SONIC ENERGETICS

Clique no link e scroll para ver

CONCEITO
ARTIST STATEMENT


Você já sentiu a energia sonora te acariciar, vibrando por dentro, mais fundo do que o toque?

“Em algum lugar entre ouvir e ser tocado, SONIC ENERGETICS se desdobra através do corpo. O movimento da vibração pela pele e pelos tecidos alcança os interiores íntimos que “escutam” por baixo; ele reúne os ritmos sensoriais e mecânicos do organismo em um mesmo plano de percepção.

O som de baixa frequência viaja pelo ar e por estruturas físicas. Ele permite que o tônus muscular se module em resposta às ondas sonoras, uma sequência de micro contrações e relaxamentos que desliza pela fáscia e por cadeias musculares. Essas ondulações se movem lentamente, recalibrando de forma contínua a postura e a sensação de gravidade do corpo.

SONIC ENERGETICS é uma prática embodied que envolve som de baixa frequência, luz e facilitação não diretiva. Som e luz se misturam no ar, moldando ondas de pressão e luminosidade. A percepção dobra espaço e tempo em um meio contínuo. A proximidade se estende. A duração se alonga. A atenção deriva para dentro do campo.

Aqui, a energia externa encontra a sensação interna. A mesma onda que roça a superfície percorre a coluna e a respiração, suavizando a distinção entre o que toca e o que é tocado. Respiração, tônus e circulação se juntam em um ritmo contínuo. Tensão e relaxamento atravessam os tecidos do corpo. Dentro deste espaço, o limiar entre a percepção interna e externa começa a se soltar. Ele começa a borrar. A linha entre o que envolve e o que é contido amolece e te abre para uma nova experiência social de coerência.

Partindo do latim spiritus (respiração, alma, ar), o som se move como uma força física entre corpos e espaço. Nessa troca, o som se torna um tipo de respiração, não simbólica, mas física, unindo sentir e ser em um único ato contínuo.

Quando falamos de campos energéticos, estamos nos referindo às paisagens internas do corpo, não a uma energia simbólica ou a uma aura mística, e sim a estados tangíveis e sentidos: respiração, tônus muscular, frequência emocional e responsividade do sistema nervoso. O som não direciona esses estados; ele articula as condições para senti los, permitindo que venham à tona, que sejam percebidos, que entrem em relação.

É disso que SONIC ENERGETICS trata. O que emerge não é interpretação, mas presença, um estado de sintonia em que sentir e ser coincidem. SONIC ENERGETICS é um espaço intencional de relacionalidade energética.”

Stefanie Egedy
Berlim, 2025