BODIES AND SUBWOOFERS (B.A.S.)
Com base no conceito de uma experiência vibracional e nos efeitos terapêuticos (como relaxamento e redução de estresse e ansiedade) do som de baixa frequência e na fisicalidade de trabalhar com subwoofers, Stefanie Egedy criou um corpo de trabalho intitulado BODIES AND SUBWOOFERS (B.A.S.)—uma série de instalações e concertos site-specific com composições sob medida, produzidos para cada local.
Egedy analisa as especificidades do ambiente, organiza os subwoofers e seleciona ondas sonoras de baixa frequência específicas, levando em conta características sonoras como ressonâncias e reverberações criadas na interação com a arquitetura do espaço, e sua transparência, que só pode ser percebida de maneira tátil.
Esse estímulo para todo o corpo nos convida a interagir com diferentes tipos de vibrações e a ser fisicamente sacudidos por elas. Os efeitos físicos e perceptivos continuam sendo uma área de experimentação. A massagem sonora é tanto sentida quanto ouvida na pele e no corpo, proporcionando a sensação de ser tocado e abraçado por ondas sonoras—um toque invisível do som.
Cada instalação do B.A.S. é formada por um arranjo de subwoofer personalizado, projetado com base nas dimensões do espaço e no tipo de caixa de som. Com essas medições calculadas, é possível criar zonas vivas (com pressão acústica mais alta ou variada) e zonas mortas (sem pressão acústica). A vivacidade de uma área é determinada pela expressão da pressão acústica em toda a região, onde os corpos podem ou não perceber o sinal acústico através da pele ou de partes do corpo.